// BRAZIL FORUM

Painelistas

Ana Luiza Aranha

Ana Luiza Aranha

Ela/dela
Doutora e Mestre em Ciência Política pela UFMG, Ana Luiza é gerente sênior do Programa de Ações Coletivas Anticorrupção do Pacto Global das Nações Unidas (EUA). Tem passagens como pesquisadora em instituições como FGV/SP, Insper, Transparência Internacional – Brasil e Centre for the Study of Democratic Institutions da University of British Columbia (UBC, Canadá).
Andreia Coutinho

Andréia Coutinho Louback

Ela/dela
Jornalista, mestre em Relações Étnico-raciais e Fulbright scholar alumni da University of California, Davis (UC Davis). Diretora do primeiro Centro Brasileiro de Justiça Climática (CBJC).
Edmar Moreira Camata

Edmar Camata

Ele/dele
Edmar Camata é Secretário de Controle e Transparência e Presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci). Bacharel em Direito pela UFES e mestre em Políticas Anticorrupção pela Universidade de Salamanca, na Espanha; tem especializações em Gestão Integrada em Segurança Pública, Ministério Público e Defesa da Ordem Jurídica, e MBA em Gestão Pública. É Policial Rodoviário Federal e instrutor na Universidade Corporativa PRF.
Estela Lapponi

Estela Lapponi

Ela/dela
Performer, videoartista e terrorista poética paulistana. Investiga o discurso cênico do corpo com deficiência e escreveu o livro “Corpo Intruso – uma investigação cênica, visual e conceitual”. #artistaDEFpresente
Gabriela Rondon

Gabriela Rondon

Ela/dela
Co-diretora da Anis – Instituto de Bioética. Advogada, doutora em Direito pela Universidade de Brasília. Integrante da coordenação da clínica jurídica Cravinas – Prática em direitos humanos e direitos sexuais e reprodutivos da UnB.
Gildasio Meireles

Gildasio Silva Meireles

Ele/dele
Palestrante e ativista dos Direitos Humanos. Superou condições de trabalho análogas à escravidão e hoje atua no Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos em Monção, Maranhão, onde faz prevenção à exploração de trabalhadores em condições de escravidão moderna.
HUMBERTO FREIRE DE BARROS

Humberto Freire de Barros

Ele/dele
Delegado de Polícia Federal desde 2003, atual diretor da Amazônia e Meio Ambiente, é bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco.
Ian Guimarães Habib

Ian Guimarães Habib

Ele/elu/dele/delu
Artista; professor; pesquisador na City University of New York. Autor dos livros “Corpos Transformacionais, Performance e Teatro” e “Transespécie/Transjardinagem”. Fundou e dirige o Museu Transgênero de História e Arte (MUTHA).
Ilona Szabo de Carvalho

Ilona Szabo de Carvalho

Ela/dela
Empreendedora, cofundadora e presidente do Instituto Igarapé, focado em segurança pública, digital e climática. Mestre em Estudos Internacionais; pesquisadora afiliada do Brazil Lab da Universidade de Princeton. Foi Secretária-Executiva da Comissão Global de Políticas sobre Drogas.
Kátia Helena Serafina Cruz Schweickardt

Kátia Helena Serafina Cruz Schweickardt

Ela/dela
Secretária de Educação Básica do Ministério da Educação; é professora titular da Universidade Federal do Amazonas.
Leonardo Morjan

Leonardo Morjan Britto Peçanha

Ele/dele
Doutorando em Saúde Coletiva, mestre em Ciências da Atividade Física, especialista em Gênero e Sexualidade. Pesquisador no Núcleo de estudos sobre gênero, sexualidade e saúde da Fiocruz. É um dos organizadores e autor do livro “Transmasculinidades Negras – Narrativas Plurais em Primeira Pessoa”.
Leonardo Sakamoto

Leonardo Sakamoto

Ele/dele
Jornalista e doutor em Ciência Política pela USP. É professor de Jornalismo na PUC-SP, presidente da ONG Repórter Brasil, comentarista do Jornal da Cultura e colunista de política do UOL.
Livia Miraglia

Livia Mendes Moreira Miraglia

Ela/dela
Professora de Direito do Trabalho; coordenadora da Clínica de Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas da UFMG. Presidente da Comissão de Enfrentamento ao Trabalho Escravo da OAB/MG. Pós-doutora pela UnB, doutora pela UFMG, mestre pela PUC/Minas. Advogada.
Luis Barroso

Luís Roberto Barroso

Ele/dele
Ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil desde 2013 e atual presidente da Corte. Entre 2020 e 2022 atuou como Presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Professor de direito brasileiro, professor titular de direito constitucional na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Direito pela Universidade de Yale e doutor pela UERJ. Foi visiting scholar na Faculdade de Direito de Harvard e é Senior Fellow na Harvard Kennedy School. Barroso é patrono do Brazil Forum UK e participa de todas as edições desde 2016.
Luiza-Helena-Trajano

Luiza Helena Trajano

Ela/dela
Presidente do Conselho do Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil.
Macae evaristo

Macaé Maria Evaristo dos Santos

Ela/dela
Professora, assistente social e deputada estadual em Minas Gerais. Foi a primeira mulher negra secretária de Educação em BH (2005 a 2012) e em Minas (2015 a 2018). Foi secretária da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do MEC.
Mauricio Moura

Maurício Moura

Ele/dele
Economista, Doutor em Economia e Política, professor da Universidade George Washington, Fundador do Instituto de Pesquisa IDEIA e Sócio do Fundo Gauss Zaftra.
Nina Santos

Nina Santos

Ela/dela
Diretora do Aláfia Lab, coordenadora geral do *desinformante; pesquisadora no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital e no Centre d’Analyse et de Recherche Interdisciplinaires sur les Médias (Université Panthéon-Assas). Autora do livro “Social media logics: Visibility and mediation in the 2013 Brazilian protests”.
Suzana Kahn Ribeiro

Suzana Kahn Ribeiro

Ela/dela
Professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, diretora da COPPE/UFRJ e coordenadora Executiva do projeto Fundo Verde da UFRJ. Diretora do Centro China Brasil desde julho de 2019. Engenheira mecânica, mestre em Planejamento Energético, doutora em Engenharia de Produção.
Tarcizio Silva

Tarcizio Silva

Ele/dele
Senior Tech Policy Fellow na Fundação Mozilla, consultor em Direitos Digitais na ABONG, pesquisador interdisciplinar e autor de livros como “Racismo Algorítmico: inteligência artificial e discriminação nas redes digitais”. Mantém o projeto Desvelar.org sobre abordagens críticas à políticas públicas em tecnologia.