Painelistas

Dilma Rousseff

Ex-Presidenta da República

Primeira mulher a ocupar a Presidência do Brasil, entre 2011 e 2016, Dilma Rousseff é economista. Militou em organizações de esquerda durante a ditadura, motivo pelos quais foi presa e torturada. No período democrático, foi ministra nos governos Lula (2003–2010). Seu mandato reforçou avanços em políticas de inclusão social e transparência pública em meio a crises políticas e institucionais. Sofreu um impeachment em 2016.

Governança Pública

Entrevistas Especiais

15/6

Fernando Henrique Cardoso

Ex-presidente da República

Presidente do Brasil entre 1995 e 2002, Fernando Henrique Cardoso é sociólogo, cientista político e professor universitário. Foi voz ativa pela redemocratização do país durante a ditadura militar e é um dos fundadores do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Seu governo foi marcado pela consolidação do Plano Real, que reduziu drasticamente a inflação no país e colaborou para a estabilização da economia.

Governança Pública

Entrevistas Especiais

15/6

Teresa Cristina

Cantora e compositora

A carioca Teresa Cristina começou sua vida artística em 1997, mesmo ano em que entrou para o Grupo Semente, parceria que durou cinco anos e resultou em um álbum com composições de Paulinho da Viola. Em 2017, gravou “Teresa canta Noel” homenageando Noel Rosa, com a direção e supervisão de Caetano Veloso. Desde março, a cantora tem levado música, alegria e homenagens a milhares de brasileiros em suas lives no Instagram, que já somam 100 apresentações, num total de 288 horas ao vivo.

Cultura

Desafios da Cultura

1/7

Drauzio Varella

Médico

Médico cancerologista, formado pela USP. Trabalhou no Hospital do Câncer, Hospital do Servidor Público e Hospital do Ipiranga, em São Paulo, e já lecionou em faculdades do Brasil e no exterior. Em 1989, iniciou um trabalho de pesquisa no presídio do Carandiru, onde atuou como voluntário até 2002. Autor de vinte livros, dirige um portal de saúde, drauziovarella.com.br, que busca informar e orientar o público leigo em linguagem simples e objetiva.

Saúde

O Futuro do SUS

17/6

Adriana Erthal Abdenur

Cofundadora da Plataforma CIPÓ

Especialista em política internacional e cofundadora da Plataforma CIPÓ, uma nova iniciativa para a construção da paz climática, governança e cooperação internacional na América Latina e no Caribe. Ela é membro do Comitê de Política de Desenvolvimento ECOSOC da ONU e do Grupo de Trabalho de Peritos sobre Riscos de Segurança Relacionados ao Clima, que fornece contribuições para o sistema da ONU. A Dra. Abdenur obteve seu doutorado em Princeton e seu bacharelado em Harvard e vive no Rio de Janeiro.

Política externa

Novos Rumos da Política Externa Brasileira

6/7

Luís Roberto Barroso

Ministro do STF

Luís Roberto Barroso é Ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente no TSE no período das Eleições 2020. É Doutor pela UERJ, Mestre pela Yale Law School e pesquisador visitante em Harvard. O Ministro também é professor titular da UERJ, professor do Centro Universitário de Brasília e conferencista visitante em diversas universidades estrangeiras. O Brazil Forum UK tem a honra de tê-lo como Presidente Honorário.

Eleições Municipais

Entrevista Especial: Luís Roberto Barroso

10/7

Adriana Ramos

Instituto Socioambiental

Comunicadora e especialista em politicas ambientais, atua no Instituto Socioambiental há 25 anos e hoje coordena a equipe do Programa de Política e Direito Socioambiental. Foi membro da Direção Executiva da Associação Brasileira de ONGs (ABONG) e representante da sociedade civil no Comitê Orientador do Fundo Amazônia (COFA).

Meio Ambiente

Governança Ambiental na Amazônia

19/6

Ailton Krenak

Escritor e Ativista

Ativista indígena dos direitos humanos pertencente à etnia Krenak, que liderou a luta pelos princípios inscritos na Constituição Federal do Brasil. Fundou e dirige o Núcleo de Cultura Indígena. Jornalista, foi apresentador de séries na TV-Educativa e no Canal Futura. Em Janeiro de 2016, recebeu o diploma de Professor Honoris Causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora. É premiado nacional e internacionalmente por sua defesa dos Direitos Humanos.

Desenvolvimento

Que desenvolvimento queremos?

24/6

Alfredo Saad-Filho

Economista

Professor de economia política e desenvolvimento internacional no King’s College London. Ele é o autor do Brasil: Neoliberalismo versus Democracia (com L. Morais), e numerosos outros trabalhos sobre o Brasil, economia política internacional, economia política do desenvolvimento, neoliberalismo, democracia e políticas econômicas alternativas.

Economia

Futuro da Economia Brasileira e Mundial

29/6

Carlos Nobre

Cientista

Cientista reconhecido por seu trabalho sobre os impactos ecológicos do desmatamento na Amazônia e do aquecimento global. Ele recebeu vários prêmios, incluindo o Prêmio Nobel da Paz de 2007, como parte da equipe do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas. Atualmente, Nobre está defendendo o projeto Amazonia 4.0, uma iniciativa científica para desenvolver uma “bioeconomia florestal permanente para a Amazônia”

Meio Ambiente

Governança Ambiental na Amazônia

19/6

Ciro Gomes

Político

Ciro Gomes é advogado, acadêmico e político filiado ao PDT. Em sua extensa vida pública, foi Ministro da Integração Nacional no governo Lula, Ministro da Fazenda no governo Itamar Franco, Governador do Ceará e Prefeito de Fortaleza. Foi candidato a presidente três vezes, sendo a última em 2018, quando conquistou mais de 13 milhões de votos. Em maio de 2020, lançou seu quarto livro: “Projeto Nacional: O Dever da Esperança”.

Economia

Futuro da Economia Brasileira e Mundial

29/6

Claudia Leitão

Observatório de Fortaleza

Mestra em Direito pela USP e doutora em Sociologia pela Sorbonne. Foi Secretária da Cultura do Estado do Ceará (2003-2006) e Secretária da Economia Criativa do MinC (2011 a 2013). É professora do Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos da Universidade Estadual do Ceará, Diretora do Observatório de Fortaleza, Governança Municipal do Instituto de Planejamento de Fortaleza (IPLANFOR) e Consultora em Políticas Públicas para a Cultura e a Economia Criativa.

Cultura

Desafios da Cultura

1/7

Débora Diniz

Antropóloga

Professora da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília e professora visitante da Brown University, fundou a ONG feminista Anis – Instituto de Bioética, que trabalha com pesquisa, comunicação e litígio estratégico em defesa dos direitos das mulheres e de outras minorias no Brasil. Parte de suas reflexões sobre a pandemia podem ser encontrados no Instagram: Relicário (@ reliquia.rum) e Women in Times of Pandemic (@womenintimes).

Gênero

Mulheres e a Pandemia

3/7

Eduardo Saron

Gestor cultural

Gestor cultural há quase 20 anos, dirigente do Itaú Cultural, presidente do Conselho de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e diretor do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). É conselheiro de várias instituições, entre as quais o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), a Fundação Bienal de São Paulo, o Museu Judaico, o Paço do Frevo (em Recife, PE), a Associação Pró-Dança (APD) – gestora da São Paulo Companhia de Dança – e o Instituto CPFL.

Cultura

Desafios da Cultura

1/7

Fátima Bezerra

Governadora do Rio Grande do Norte

Nascida em Nova Palmeira (PB), transferiu-se para Natal, no RN, para continuar seus estudos. É professora e pedagoga. Filiada ao PT desde 1981, foi deputada estadual, deputada federal e senadora. Suas principais áreas de atuação tem sido a Educação, a Cultura, o desenvolvimento regional, os direitos da mulher e a cidadania LGBT. Ao assumir o Governo do RN, em 2018, Fátima se torna a única mulher no país a governar um estado da federação pelos próximos quatro anos.

Política e democracia

Novas ideologias e disputas políticas

26/6

Gilson Rodrigues

Líder comunitário

Conhecido como “Prefeito de Paraisópolis”, Gilson é coordenador Nacional do G10 das Favelas e presidente do Instituto Escola do Povo, organização responsável por alfabetizar mais 7 mil pessoas. Liderou o maior programa de urbanização de uma comunidade na América Latina e recebeu prêmios e reconhecimentos em mais de 12 países. Ganhou o noticiário recente por estar à frente do combate à Covid-19 em Paraisópolis, atuando onde o poder público tem deixado a desejar.

Saúde

O Futuro do SUS

17/6

Helder Barbalho

Governador do Pará

Político brasileiro. Foi vereador, deputado, prefeito eleito e reeleito, presidente da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará-FAMEP, Ministro da Pesca, Portos e Integração Nacional nos governos Dilma Rousseff e Michel Temer. Eleito governador do Estado do Pará nas eleições de 2018 pelo MDB.

Meio Ambiente

Governança Ambiental na Amazônia

19/6

Helena Nader

Biomédica

Professora e chefe do Instituto de Farmacologia e Biologia Molecular da Unifesp, Nader já recebeu diversos prêmios e honrarias nacionais e internacionais. Em sua universidade, foi a primeira mulher a se tornar pró-reitora de graduação e também pró-reitora de pesquisa e pós-graduação. Recém-eleita co-presidente da Rede Interamericana de Academias de Ciências. É presidente honorária da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Ciência

Ciência em crise

22/6

João Leiva

Consultor na área de cultura

Mestre em Cinema e em Gestão Cultural, faz seu PhD em Economia Criativa na Goldsmiths University, em Londres. Já trabalhou nos jornais Folha de S.Paulo e Valor, e na Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Hoje, dirige a JLeiva Cultura & Esporte, consultoria especializada nos mercados cultural e esportivo, e responsável pelos principais mapeamentos de hábitos culturais no Brasil.

Cultura

Desafios da Cultura

1/7

Joaquim Vieira Levy

Ex-presidente do BNDES

Engenheiro com formação em economia e finanças, experiência no setor privado e dedicado ao setor público entre os anos 2000 e 2019. Estrategista chefe e CEO BRAM-Bradesco entre os anos 2010 e 2014. Foi Ministro da Fazenda em 2015, Diretor Financeiro do Banco Mundial em 2016, e presidente do BNDES em 2019. Recentemente, vem desenvolvendo pesquisa sobre tecnologias sustentáveis na Universidade de Oxford.

Desenvolvimento

Que desenvolvimento queremos?

24/6

Katia Abreu

Senadora pelo Tocantins

Senadora em segundo mandato pelo Tocantins e ex-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Foi a primeira mulher ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil. No Senado, atua sobretudo nas áreas de agropecuária, infraestrutura, comércio exterior e economia, sempre em defesa da competitividade dos produtores brasileiros. É psicóloga, produtora rural e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (FAET) desde 1996.

Desenvolvimento

Que desenvolvimento queremos?

24/6

Leandro Piquet Carneiro

Cientista Político

Professor do Departamento de Ciências Políticas da USP, tem experiência na área de ciência política, com ênfase em estudos quantitativos sobre crime e violência. Atualmente, coordena o programa de extensão Rede Interamericana de Desenvolvimento e Profissionalização Policial, desenvolvido com o apoio da OEA. Integra o Conselho Gestor da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e o Conselho Municipal de Segurança Pública da cidade de São Paulo.

Justiça

Sistemas penal e prisional

8/7

Ligia Bahia

Médica

Professora de saúde pública da Universidade Federal do Rio de Janeiro, coordenadora do Grupo de Pesquisa e Documentação sobre Empresariamento da Saúde (GPDES), Ligia Bahia é especialista em saúde coletiva e sistemas de proteção social. Dirige o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) e é conselheira da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e do Conselho Nacional de Saúde.

Saúde

O Futuro do SUS

17/6

Malu Gatto

Cientista Política

Malu A. C. Gatto é professora assistente de política latino-americana no Institute of Americas da University College London (UCL) e pesquisadora global no Brazil Institute no Woodrow Wilson Center for International Scholars. Ela estuda comportamento político de gênero, representação e formulação de políticas no Brasil. Ela é PhD pela Universidade de Oxford.

Gênero

Mulheres e a Pandemia

3/7

Marcelo Godoy

Jornalista

Autor do livro “A Casa da Vovó, uma biografia do DOI-Codi (1969-1991), o centro de seqüestro, tortura e morte da ditadura militar”, prêmio Jabuti (2015) e “Sérgio Buarque de Holanda de melhor ensaio social da Biblioteca Nacional” (2015). Recebeu ainda o prêmio Vladimir Herzog pela reportagem “Rota 66, a confissão”. Trabalhou com noticiário de segurança pública e Justiça nos jornais Folha da Tarde, Folha de S. Paulo e, desde 1998, no O Estado de S. Paulo.

Justiça

Sistemas penal e prisional

8/7

Marcelo Knobel

Reitor da Unicamp

Professor titular de Física, ocupou vários cargos de liderança na Unicamp, incluindo vice-reitor de cursos de graduação. Também atuou como diretor executivo do Laboratório Nacional de Nanotecnologia do Brasil, no Centro Brasileiro de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), onde atualmente é membro do Conselho de Administração. É bacharel e doutor em Física pela Unicamp, e foi pesquisador de pós-doutorado na Itália e na Espanha.

Ciência

Ciência em crise

22/6

Maria Tereza Uille Gomes

Conselheira do CNJ

Conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desde 2018, é doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná. Uille Gomes possui experiência em Direito Constitucional, com foco em desenvolvimento humano, direitos humanos, Sistema de Justiça e políticas públicas. Foi Secretária de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado do Paraná e Procuradora-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná.

Justiça

Sistemas penal e prisional

8/7

Marina Reidel

Min. Mulher, Família e Dir. Humanos

Diretora do Departamento de Promoção de Direitos de LGBT do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, Marina é mestra em Educação pela UFGRS, atuou como professora de artes e gestora das áreas de arte e educação. Mulher transexual, fundou a Rede de Professores Trans no Brasil – Rede Trans Educ, que veio a se tornar o IBTE – Instituto Brasileiro Trans de Educação

Gênero

Mulheres e a Pandemia

3/7

Monica de Bolle

Economista

Pesquisadora-sênior do Peterson Institute for International Economics e diretora do Programa de Estudos Latino Americanos da Johns Hopkins University, em Washington, D.C. Foi professora do departamento de economia da PUC-Rio e trabalhou no FMI. É PhD em economia pela London School of Economics and Political Science (LSE) e publicou em 2016 o livro Como matar a borboleta-azul: Uma crônica da era Dilma.

Economia

Futuro da Economia Brasileira e Mundial

29/6

Monica Hirst

Professora de Relações Internacionais

Autora de livros e artigos sobre política e segurança regional, governança global, política externa do Brasil e cooperação internacional, Monica Hirst possui extensa trajetória em Relações Internacionais no Brasil e na América Latina. Foi professora-visitante nas universidades de Stanford, Harvard e USP e prestou consultorias em diversos países. É professora da UTDT, na Argentina, e do IESP-UERJ no Brasil.

Política externa

Novos Rumos da Política Externa Brasileira

6/7

Monique Evelle

Empreendedora

Reconhecida pela Forbes como “30 under 30” e finalista do Troféu Mulher Imprensa 2018, Monique Evelle é idealizadora da Desabafo Social, plataforma de inteligência coletiva para produção de conteúdo, resolução de problemas e geração de renda através de desafios sociais; sócia da SHARP, empresa de inteligência cultural; e da Agência Responsa, formada exclusivamente por profissionais das periferias.

Gênero

Mulheres e a Pandemia

3/7

Paula Nunes

Advogada

Especialista em Direito Penal Econômico pelo Instituto de Direito Penal Econômico e Europeu da Universidade de Coimbra em parceria com o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. Pós-graduanda em Direito Penal Econômico na FGVLaw. Autora de artigos sobre criminologia, racismo e seletividade penal. Atuou em escritórios de advocacia em São Paulo e atualmente é advogada na Conectas Direitos Humanos, organização que age para efetivar e ampliar direitos a partir de um olhar do Sul Global.

Justiça

Sistemas penal e prisional

8/7

Paulo Nogueira Batista

Economista

Foi diretor executivo pelo Brasil e outros países no FMI, em Washington, DC, entre 2007 e 2015, e vice-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, estabelecido pelos BRICS em Xangai, de 2015 a 2017. É autor de diversos livros, e lançou em 2019, pela editora Casa da Palavra/LeYa, “O Brasil não cabe no quintal de ninguém: bastidores da vida de um economista brasileiro no FMI e nos BRICS e outros textos sobre nacionalismo e nosso complexo de vira-lata”.

Política externa

Novos Rumos da Política Externa Brasileira

6/7

Pirula

Divulgador Científico

Paulo Pedrosa, conhecido como Pirula, é biólogo e doutor em Zoologia com ênfase em paleontologia. Já palestrou em várias universidades brasileiras e desde 2011 se dedica ao Canal do Pirula no Youtube, onde discute temas como ciência, meio ambiente e política, tendo acumulado mais de 86 milhões de visualizações. Faz parte do projeto Science Vlogs Brasil, que reúne divulgadores científicos que buscam combater a desinformação, a pseudociência e o revisionismo histórico.

Ciência

Ciência em crise

22/6

Simone Karipuna

Coordenadora na APOIANP

Assistente Social especializada em Políticas e Interculturalidade. É uma das Coordenadoras da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Amapá e norte do Pará (APOIANP), base da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB)

Meio Ambiente

Governança Ambiental na Amazônia

19/6

Timothy Power

Apresentador

Diretor da Oxford School of Global and Area Studies e professor de Política da América Latina, Tim Power pesquisa democratização e instituições políticas na moderna América Latina. Em relação ao Brasil, Power foi presidente da Brazilian Studies Association e co-editou o livro Democratic Brazil Divided (2017).

Governança Pública

Entrevistas Especiais

15/6

Valéria Pôrto

Quilombola ativista

Ativista do Território Velho Chico, Nordeste brasileiro. Iniciou sua militância em 2006, tendo colaborado com diversos movimentos pelos direitos dos quilombolas e das mulheres negras. Possui mestrado em Sustentabilidade Junto a Povos e Territórios Tradicionais, pela UnB. Segue acreditando na formação contextualizada das bases comunitárias como o principal pilar para o desenvolvimento sustentável.

Desenvolvimento

Que desenvolvimento queremos?

24/6

Vera Magalhães

Jornalista e apresentadora

Jornalista graduada pela USP, Vera Magalhães tem uma carreira de 27 anos e experiência em veículos como Folha de S.Paulo, Veja e Jovem Pan. Atualmente apresenta o programa de entrevistas Roda Viva, é colunista do jornal O Estado de S.Paulo e edita o site de análises políticas BR Político, do Grupo Estado.

Política e democracia

Novas ideologias e disputas políticas

26/6

Vladimir Safatle

Filósofo e professor

Professor titular do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo, professor-visitante das universidades de Paris VII, Paris VIII, Toulouse, Louvain, Essex, visiting schoolar da Universidade de Califórnia – Berkeley. Foi colunista no jornal Folha de S.Paulo e hoje assina coluna no jornal El País.

Política e democracia

Novas ideologias e disputas políticas

26/6

Zeina Latif

Economista

Zeina Latif é consultora econômica e tem doutorado em Economia pela USP. Foi economista-chefe da XP e, antes disso, passou por várias instituições financeiras, como o Royal Bank of Scotland, ING, ABN Amro Real e HSBC. É colunista do Estadão.

Economia

Futuro da Economia Brasileira e Mundial

29/6