// BRAZIL FORUM
Painelistas
Bruno Brandão
Ele/dele
Bruno Brandão Diretor Executivo da Transparência Internacional no Brasil, Bruno Brandão é economista pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Gestão Pública pela Universidade de York e em Relações Internacionais pelo Instituto Barcelona de Estudos Internacionais. Desde 2013 coordena o estabelecimento da Transparência Internacional no Brasil e, anteriormente, coordenou o Programa de Integridade no Financiamento Climático, no México. É fellow do programa “Governo Aberto nas Américas” da Organização dos Estados Americanos e do programa “Transformation Thinkers”, da Fundação Bertelsmann. Em 2023, foi eleito conselheiro do Board da Transparência Internacional Global para um mandato de dois anos.
Carolina Grottera
Ela/dela
Diretora de programa na Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda, onde coordena as ações do Plano de Transformação Ecológica do Governo Federal. Foi gerente de projetos na Secretaria de Articulação e Monitoramento da Casa Civil da Presidência da República. É doutora em Planejamento Energético com ênfase em Planejamento Ambiental pelo Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ, mestre pela mesma instituição e bacharel em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
Drielli Peyerl
Ela/dela
Drielli Peyerl é pesquisadora no projeto ‘Transição Energética através da Perspectiva dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ENLENS)’ na Universidade de Amsterdã. Ela também é pesquisadora colaboradora na Universidade de São Paulo, supervisionando estudantes de mestrado e doutorado em estudos sobre transição energética. É uma das editoras e autoras do livro Energy Transition in Brazil, publicado pela Springer em 2023.
Edmar Camata
Ele/dele
Edmar Camata é Secretário de Controle e Transparência e Presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci). Bacharel em Direito pela UFES e mestre em Políticas Anticorrupção pela Universidade de Salamanca, na Espanha; tem especializações em Gestão Integrada em Segurança Pública, Ministério Público e Defesa da Ordem Jurídica, e MBA em Gestão Pública. É Policial Rodoviário Federal e instrutor na Universidade Corporativa PRF.
Eduardo Alcebiades Lopes
Ele/dele
Eduardo Lopes é Global Head of Public Policy do Nubank e Presidente da Zetta. Anteriormente, liderou projetos de políticas para tecnologia e inovação na Meta, foi conselheiro do Centro Brasileiro para a Quarta Revolução Industrial do Fórum Econômico Mundial e diplomata de carreira, tendo atuado como delegado do Brasil junto à ONU. Bacharel em Direito e Mestre em Relações Internacionais pela USP, possui MBA em Gestão pela EAESP-FGV.
Ilona Szabo de Carvalho
Ela/dela
Empreendedora, cofundadora e presidente do Instituto Igarapé, focado em segurança pública, digital e climática. Mestre em Estudos Internacionais; pesquisadora afiliada do Brazil Lab da Universidade de Princeton. Foi Secretária-Executiva da Comissão Global de Políticas sobre Drogas.
Izabela Corrêa
Ela/dela
Analista do Banco Central do Brasil desde 2006, é atualmente a Secretária de Integridade Pública da Controladoria-Geral da União. Foi pesquisadora de pós-doutorado na Escola de Governo da Universidade de Oxford, no projeto das Sessões Chandler sobre Integridade e Corrupção. Izabela é doutora em Governo pela LSE, mestre em Ciência Política pela UFMG e Gestora Pública pela Fundação João Pinheiro.
Joenia Wapichana
Ela/dela
Joenia Wapichana é a primeira indígena a presidir a Fundação Nacional dos Povoa Indígenas (Funai). Nascida em Truarú da Cabeceira, área rural do município de Boa Vista (RR), ela pertence ao povo Wapichana e é considerada a primeira advogada indígena no Brasil a atuar pelos direitos dos povos indígenas. Graduada pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), iniciou a carreira no Conselho Indígena de Roraima (CIR). É ex-deputada federal e atuou também no Conselho do Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) e no Conselho Nacional de Biodiversidade (CONABIO).
Juliana Moura Bueno
Ela/dela
Gerente de políticas públicas do Google, onde coordena o relacionamento entre empresa e governo e lidera os esforços do Google neste ciclo do G20 e para a COP30. Mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Oxford e cientista social pela Universidade de São Paulo. Foi Chefe de Gabinete da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (2015-2016) e Secretária de Direitos Humanos interina do Governo Federal (2016). Desenvolveu e coordenou a Plataforma “Cidade 50-50: Todas e todos pela igualdade” da ONU Mulheres Brasil. Foi consultora de diversas organizações internacionais e nacionais para temas de gênero, direitos humanos e advocacy como UNICEF, UNDP, Save the Children, British Council, Fundo internacional Co-Impact e Instituto Vladimir Herzog.
Laura Machado
Ela/dela
Laura Müller Machado é especialista em Políticas Públicas, ex-secretária de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, professora e coordenadora dos programas de pós-graduação em gestão pública no Insper. Pesquisa a geração, o uso e a comunicação de evidências para aprimorar políticas públicas, com foco em educação, desenvolvimento social, distribuição de renda e pobreza.
Leonardo Morjan Britto Peçanha
Ele/dele
Doutorando em Saúde Coletiva, mestre em Ciências da Atividade Física, especialista em Gênero e Sexualidade. Pesquisador no Núcleo de estudos sobre gênero, sexualidade e saúde da Fiocruz. É um dos organizadores e autor do livro “Transmasculinidades Negras – Narrativas Plurais em Primeira Pessoa”.
Luh Maza
Ela/dela
Escritora, diretora e atriz. Teve textos publicados na “Coleção Primeiras Obras” (2009) – indicado ao Prêmio Jabuti de Literatura; Teatro (2015); e na antologia “Dramaturgia Negra” (2019). Dirigiu espetáculos como “Carne Viva” (2015), com estreia internacional em Portugal; “Kiwi” (2016), vencedor do Prêmio Aplauso Brasil de Melhor Espetáculo; e “Transtopia” (2019) com o qual se tornou a primeira diretora trans no Theatro Municipal de São Paulo. Em 2022 e 2023 foi a primeira jurada trans do Prêmio Shell de Teatro. É a primeira roteirista trans da TV brasileira. Como roteirista e diretora, tem experiência em filmes, séries de TV e streaming e campanhas publicitárias.
Luís Roberto Barroso
Ele/dele
Ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil desde 2013 e atual presidente da Corte. Entre 2020 e 2022 atuou como Presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Professor de direito brasileiro, professor titular de direito constitucional na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Direito pela Universidade de Yale e doutor pela UERJ. Foi visiting scholar na Faculdade de Direito de Harvard e é Senior Fellow na Harvard Kennedy School. Barroso é patrono do Brazil Forum UK e participa de todas as edições desde 2016.
Macaé Maria Evaristo dos Santos
Ela/dela
Professora, assistente social e deputada estadual em Minas Gerais. Foi a primeira mulher negra secretária de Educação em BH (2005 a 2012) e em Minas (2015 a 2018). Foi secretária da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do MEC.
Márcia Lima
Ela/dela
Márcia Lima é Secretária Nacional de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação ao Racismo do Ministério da Igualdade Racial. É professora do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e pesquisadora sênior do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP).
Nina Santos
Ela/dela
Diretora do Aláfia Lab, coordenadora geral do *desinformante; pesquisadora no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital e no Centre d’Analyse et de Recherche Interdisciplinaires sur les Médias (Université Panthéon-Assas). Autora do livro “Social media logics: Visibility and mediation in the 2013 Brazilian protests”.
Rosivaldo Fernandes Almeida
Ele/dele
Rosivaldo é professor da educação básica e diretor de um conjunto de escolas no município de Gurupá, no Pará. Tem formação em Pedagogia e pós-graduação em Gestão Escolar. Adquiriu formação social por meio de movimentos sociais de Gurupá, e hoje participa do Programa de Formação de Lideranças Educacionais, oferecido pelo Centro Lemann.
Tarcizio Silva
Ele/dele
Senior Tech Policy Fellow na Fundação Mozilla, consultor em Direitos Digitais na ABONG, pesquisador interdisciplinar e autor de livros como “Racismo Algorítmico: inteligência artificial e discriminação nas redes digitais”. Mantém o projeto Desvelar.org sobre abordagens críticas à políticas públicas em tecnologia.