Cultura

Desafios da Cultura

1/7 - 17h BR / 9p.m. UK

Produzir cultura no Brasil sempre envolveu desafios de várias ordens, do financiamento à competição com grandes grupos econômicos, passando por questões como perseguição política e estigma social. Dificuldades que se agravaram com a pandemia de 2020, atingindo em cheio o setor, já debilitado pela falta de apoio governamental – o Ministério da Cultura, criado no período da redemocratização, foi extinto temporariamente em 2016 e definitivamente em 2019. Casos de censura e criminalização da produção cultural acumulam-se, acompanhados de um longo processo de disputa de narrativas por setores da sociedade brasileira. Diante disso, busca-se refletir quais são os principais desafios da cultura no Brasil hoje e como eles se agravam na conjuntura política e social.

Moderação: Eduardo Carvalho, Chevening Clore Leadership Fellow

 

Assista agora

 

Apoie a Redes da Maré

Em reconhecimento aos tempos que estamos vivendo, no encerramento de cada painel, nós do Brazil Forum UK sempre apresentamos uma campanha de financiamento relacionada ao tema debatido. Nós acreditamos que cada pessoa pode fazer sua parte para juntos construirmos nosso futuro.

Hoje, gostaríamos de destacar a Campanha Maré diz NÃO ao Coronavírus, uma iniciativa da Redes da Maré, do Rio de Janeiro para amenizar os efeitos da crise humanitária provocada pelo Coronavírus nas 16 favelas da Maré. Todas as ações da campanha estão relacionadas à metodologia de trabalho da Redes da Maré e organizadas em seis frentes fundamentais: segurança alimentar, atendimento à população em situação de rua, geração de renda para mulheres, cuidados e prevenção de saúde, produção e difusão de informações e conteúdos seguros e apoio a artistas e grupos culturais locais. Temos certeza de que esta iniciativa está fazendo a diferença na vida de 140 mil moradores das favelas da Maré.

Se você puder ajudar, escaneie o QRCode ou clique no link abaixo:

catarse.me/marediznaoaocoronavirus

PAINELISTAS CONFIRMADOS

Teresa Cristina

Cantora e compositora

Claudia Leitão

Observatório de Fortaleza

Eduardo Saron

Gestor cultural

João Leiva

Consultor na área de cultura