// BRAZIL FORUM

Painelistas

Luís Roberto Barroso

Luís Roberto Barroso é ministro do Supremo Tribunal Federal; Mestre em Direito pela Universidade de Yale; Doutor e Livre-Docente pela UERJ. É patrono do Brasil Fórum UK e participou de todas as edições do evento desde 2016.

Adriana Cruz

Juiza titular da 5ª Vara Federal Criminal no Rio de Janeiro. Doutora em Direito Penal – UERJ. Professora de Direito Penal na PUC-RIO.

Andreza Aruska

Dra. Andreza Aruska é diretora do King’s Brazil Institute da King’s College London e professora sênior do Centro Latino-Americano da Universidade de Oxford, onde ministra os cursos ‘Cidades e Cidadania na América Latina’ e ‘Política no Brasil’.

Anelize Almeida

Procuradora-Geral da Fazenda Nacional. Anelize Almeida é mestre em Política Pública (Oxford) e Pós-graduada em Administração Pública (FGV).

Augusto de Arruda Botelho Neto

Secretário Nacional de Justiça, Augusto Arruda Botelho foi conselheiro na Human Rights Watch e do Projeto Inocências. É um dos fundadores do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD), onde é conselheiro nato, e integra o Projeto Rede Liberdade.

Bira do Pindaré

Bira do Pindaré é Secretário de Agricultura Familiar do Estado do Maranhão. É graduado em Direito e mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão, e foi deputado estadual e federal entre os anos de 2011 e 2023.

Deputada Erika Hilton

Erika Hilton é a primeira Deputada Federal negra e trans eleita na história do Brasil. Líder da nova geração pela TIME, teve 256.908 votos em SP.

Deputado Baleia Rossi

Baleia Rossi é deputado federal desde 2015 e o atual presidente nacional do MDB. Desde 2016, figura na lista dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso segundo o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP).

Deputado Orlando Silva

Deputado federal pelo PCdoB/SP em seu terceiro mandato. Orlando é relator do PL nº 2630/2020, conhecido como PL das Fake News.

Deputado Renato Freitas Jr.

Renato Freitas, 39 anos, mestre em Direito pela UFPR, é Deputado Estadual e preside a Comissão de Igualdade Racial na Assembleia Legislativa do Paraná.

Eduardo Saron

Presidente da Fundação Itaú, Eduardo Saron é conselheiro de Instituições Culturais e presidente do Conselho da Fundação Bienal SP.

Hailton Madureira

Hailton Madureira é Secretário Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, onde coordena o programa Minha Casa Minha Vida e demais políticas habitacionais do Governo Federal. Mestre em economia pela UFMG e engenheiro mecânico pela UFES, é auditor Federal de Finanças e Controle do Tesouro Nacional desde 2003, e atuou nos Ministérios da Economia, Ministério de Minas e Energia e do Ministério do Planejamento.

Igor de Alvarenga

Igor de Alvarenga Oliveira Icassatti Rojas é secretário de Estado de Educação de Minas Gerais. Graduado na PUC-Minas, foi professor do estado, atuando com vice-diretor e diretor de escolas públicas.

Isabela Kalil

Doutora em Antropologia, docente da Escola de Sociologia e Política de São Paulo e coordenadora do OED Brasil (Observatório da Extrema Direita).

Isabella de Roldão

Isabella de Roldão é presidente do PDT Recife, a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-prefeita do Recife e coordena a área de Relações Internacionais da Prefeitura.

Jade Beatriz

Jade Beatriz é estudante de pré-vestibular, representante de mais de 44 milhões de estudantes brasileiros e Presidenta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).

Lilian Rahal

Secretária de Segurança Alimentar, é da carreira de EPPGG. Foi chefe de gabinete da Secretaria de Agricultura Familiar; e Secretária-adjunta SESAN.

Maiara Folly

Diretora Executiva e Co-fundadora da Plataforma CIPÓ, um think tank dedicado a temas de clima, governança e relações internacionais.

Malu Gatto

Malu A. C. Gatto é professora de Política Latino-americana na University College London. É especialista em comportamento eleitoral, gênero e política.

Maria Angélica Santos

Doutora em Direito pela UFMG, Maria Angélica é professora adjunta de Direito na UFV/Florestal e integra o Grupo Tributação e Gênero da FGV. Atua também como pesquisadora e escritora.

Mauricio Jose Moura

Maurício Moura é economista, doutor em Economia do Setor Público, pesquisador da Universidade George Washington e fundador do Instituto IDEIA.

Nina da Hora

Nina da Hora é cientista da computação, hacker antirracista e fundadora do Instituto Da Hora. É membro do SAC da Tiktok Brasil e Conselheira de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável da Presidência da República.

Preto Zezé

Preto Zezé é conselheiro da Central Única de Favelas (CUFA), empreendedor, produtor artístico e musical, escritor e ativista brasileiro. Foi criado na Favela das Quadras, em Fortaleza, Ceará.

Renato Leite Monteiro

Renato Leite Monteiro é doutor em Filosofia do Direito pela Universidade de São Paulo. Fundador do Data Privacy Brasil, atua como Global Data Protection Officer no Twitter.

Rodrigo Agostinho

Rodrigo Agostinho é presidente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Biólogo e advogado, foi membro titular do Conama e deputado federal de 2019 a 2023, onde presidiu a Comissão de Meio Ambiente.

Senador Fabiano Contarato

Senador e líder do Partido dos Trabalhadores no Senado, Fabiano Contarato é professor, palestrante e ativista humanitário.

Tiago Dias

O prof. Tiago Dias é o maior porta-voz das políticas públicas de inclusão de jovens e adultos para conclusão do Ensino Médio fora da idade escolar, fundador do canal Termine seus estudos.

Timothy J. Power

Timothy J. Power é Head da Social Sciences Division e Professor do Latin American Centre da Universidade de Oxford. Reconhecido como um dos mais importantes “brasilianistas” da atualidade, é co-diretor da Pesquisa Legislativa Brasileira e trabalha com o caso do Brasil em perspectiva comparada para compreender regimes democráticos, instituições políticas, partidos, parlamentos, sistemas eleitorais, entre outros temas.

Toya Manchineri

Liderança do povo Manchineri, do Acre, Toya tem mais de 20 anos de atuação junto a organizações indígenas em políticas públicas, sendo representante em eventos sobre mudanças climáticas em nível internacional e nacional. Coordenador-geral da Coiab 2022-2026.