Brazil Forum UK 2021

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DE VOLUNTÁRIOS PARA A COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO 2021

SOBRE O FÓRUM

Fundado em 2016,  o Brazil Forum UK é um evento sem fins lucrativos e interdisciplinar, organizado por estudantes brasileiros de universidades e instituições britânicas, com o objetivo de debater o Brasil no Reino Unido.

Durante o evento, líderes políticos e comunitários, especialistas e representantes  da sociedade civil são convidados a dialogar e traçar proposições a respeito de  temas essenciais ao Brasil a partir de quatro pilares: política, economia, justiça e, inclusão social.

O Fórum tem como seu presidente de honra o ministro do STF Luís Roberto Barroso e tradicionalmente acontece no mês de maio de cada ano, sendo sediado e apoiado pela Latin American and Caribbean Centre, da London School of Economics and Political Science, e pela Blavatnik School of Government, da University of Oxford.

O Fórum é também apoiado pela London Business School,pelo Brazil Institute da King’s College London e pelo Institute of Americas da University College of London.

Devido à pandemia da COVID-19, a edição de 2020 foi realizada inteiramente  em formato digital (clique aqui para assistir os debates), nos meses de junho e julho. Tendo em vista a gravidade da mesma, o formato da conferência de 2021 (que poderá ser: presencial, remota ou combinada) será decidida pela Comissão Organizadora do Brazil Forum UK 2021 até o fim do mês de Janeiro de 2021.

MISSÃO DA COMISSÃO ORGANIZADORA

A missão da Comissão Organizadora do Brazil Forum 2021 é criar e gerir o  evento de 2021. Dentre suas atividades estão a:

  • Definição do tema geral e seus subtemas;
  • Definição do modelo de conferência (presencial, remota ou combinada), datas e horários de realização;
  • Coordenação com universidades e entidades parceiras, bem como patrocinadores;
  • Definição e convite aos palestrantes e keynotes;
  • Gestão da marca e redes sociais do Fórum.

A Comissão Organizadora do Fórum reúne-se semanalmente (presencialmente em Londres e on-line através do Hangouts) para coordenar e debater o evento. Assim, NÃO é obrigatório que seus membros residam ou desloquem-se a Londres para participar da Comissão Organizadora.

A priori, devido às restrições locais e de segurança sanitária impostas em decorrência da pandemia da COVID-19, as reuniões serão realizadas EXCLUSIVAMENTE de maneira on-line, até que as autoridades locais e as universidades que abrigam o Fórum permitam a realização presencial e de maneira segura. Os dias e horários das reuniões serão decididos pela própria Comissão Organizadora de 2021.

INSCRIÇÃO

O processo de seleção dos novos membros do Comissão Organizadora Brazil Forum UK 2021 será exclusivamente on-line e através do seguinte do formulário eletrônico.

As comunicações referentes ao Processo Seletivo para a Comissão Organizadora Brazil Forum UK 2021 serão realizadas através do site brazilforum.org e das redes sociais oficiais Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn e/ou por e-mail.

O candidato é responsável por acompanhar as informações e etapas do processo nos referidos canais, sendo o Comitê de Seleção e o Brazil Forum UK isentos de responsabilidade caso o candidato não tome conhecimento de alguma convocação ou informação relevante..

CRONOGRAMA (sujeito a alterações)

11/out/2020  a 26/out/2020Período de inscrição
27/out/2020 a 31/out/2020
Processo de análise das candidaturas
01/nov/2020
Notificação via e-mail do resultado do Processo Seletivo
04/nov/2020
Primeira reunião (transmissão da Gestão 2020 para a Gestão 2021)

Ao final do processo de seleção, o Comitê de Seleção enviará a cada candidato (aprovados ou não) um e-mail informativo acerca de sua situação e instruções para os próximos passos.

O Brazil Forum UK reserva-se o direito de alteração das datas acima, a qualquer instante, mediante divulgação em seu site, suas redes sociais, e/ou por correio eletrônico.

ELEGIBILIDADE

Para participar da organização da Comissão Organizadora Brazil Forum UK 2021, é necessário que o candidato atenda às seguintes condições de elegibilidade:

  • Ter pelo menos 18 anos;
  • Ter cidadania brasileira (em casos excepcionais, brasilianistas serão aceitos se demonstrado grande afinco com o Brasil e suas temáticas);
  • Fluência em Português e Inglês;
  • Ser estudante de graduação ou pós-graduação em universidade britânica pública ou privada, devidamente matriculado em outubro de 2020 até a realização do do evento (Outubro a Junho de 2021), ou;
  • Participar de programa de fomento científico ou cultural (exchange) de instituição britânica.

OBS.: É de responsabilidade de cada membro da Comissão estar em dia com suas obrigações imigratórias no Reino Unido (se exigidas) durante o período de organização e realização do evento.

PROCESSO SELETIVO

Os candidatos são convidados a responder uma série de questionamentos pessoais, acadêmicos e profissionais, além de descrever: suas motivações que o levam a querer participar da Comissão Organizadora; como o candidato pode contribuir para o Fórum; e sugestões para melhorias em geral.

Serão selecionados entre 25 e 35 candidatos, de forma a melhor convir a composição dos times e funções para a realização do Brasil Forum UK 2021 (presencial, digital ou combinado).

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

A avaliação dos candidatos se dará levando em consideração os seguintes critérios:

  • Capacidade de co-criação, liderança e relacionamento interpessoal;
  • Trajetória de engajamento em atividades extra-curriculares (acadêmicas ou comunitárias);
  • Desejo de construir um espaço plural para debater o Brasil, contribuindo para a geração de impactos positivos  na sociedade;
  • Desejo de aplicar os conhecimentos adquiridos no Reino Unido e durante o processo de organização do Brazil Forum UK de forma a ampliar o impacto positivo de seus projetos no Brasil.

É facultado ao Brazil Forum UK a divulgação dos motivos da seleção ou não dos candidatos. Entretanto, o Comitê de Seleção estará aberto a fornecer feedback quando relevante e desde que solicitado.

RESPONSABILIDADE DOS CANDIDATOS

Deverão os candidatos observar as disposições deste edital e cumpri-las, bem como quaisquer outras instruções repassadas pelo Comitê de Seleção. Os candidatos selecionados deverão zelar pela marca Brazil Forum UK, seus produtos e projetos; atentando-se para qualquer atitude pessoal ou coletiva que possa impactar negativamente o Brazil Forum UK como um todo.

Ainda, os selecionados devem informar imediatamente a um dos membros do time de coordenadores (Comitê) atividades suspeitas e/ou incidentes comportamentais dos participantes e/ou descumprimento do presente Edital ou das outras instruções repassadas pelo Comitê de Seleção. A resolução de problemas se dará de maneira coletiva dentro da  Comissão Organizadora.

Os candidatos atestam que materiais eventualmente submetidos ao Comitê de Seleção e/ou ao Brazil Forum UK é livre de vírus, cavalos de tróia, worms, ou outros causadores de dano. Ademais, que as informações submetidas em qualquer estágio do processo seletivo e durante a organização e realização do Fórum e seus projetos são verídicas e correspondem a fatos reais em suas trajetórias.

SIGILO, INFORMAÇÕES E IMAGEM

Os candidatos assumem a responsabilidade de manter o mais absoluto sigilo em relação a qualquer informação recebida e decisões proferidas durante os estágios de seleção e organização e realização do Fórum. Os bancos de dados eventualmente gerados são de inteira propriedade do Brazil Forum UK, que poderá utilizá-lo sem qualquer ônus, para fins lícitos, da forma que melhor lhe convier, dentro dos limites estabelecidos pelas normas britânicas e brasileiras.

Adicionalmente, os candidatos selecionados autorizam o Brazil Forum UK a divulgar os seus nomes e imagem, curso e universidade atrelados com o intuito de divulgação e promoção do Fórum.

A aceitação on-line dos termos deste Edital pelos participantes, condição prévia para a participação regular no Programa, também implicará na expressa autorização e licenciamento gratuitos, mundiais, livres de pagamento de royalties, por prazo indeterminado, ao Brazil Forum UK e seus parceiros, para fins de reprodução parcial ou integral, edição, adaptação, tradução para qualquer outro idioma, publicação, transmissão, emissão, distribuição e comunicação ao público por quaisquer meios e em quaisquer formatos de: nome, imagem, vídeo e voz dos participantes que poderão ser gravados durante seus eventos, a critério do Comitê de Seleção ou da Comissão Organizadora do Fórum. Ressalva-se que os membros da Comissão Organizadora não terão direito ao recebimento de quaisquer valores, seja a que tempo e/ou a que título for, em virtude de qualquer forma de utilização, divulgação e reprodução.

DISPOSIÇÕES GERAIS

Divergências ou casos não previstos neste Edital serão analisados e decididos de forma soberana e irrecorrível pelo Comitê de Seleção.

A efetivação on-line da inscrição do candidato, bem como o aceite final se selecionado, implicam no conhecimento e total aceitação deste Edital.

FAQ

Quem pode se candidatar?

Para participar da Comissão Organizadora é necessário que o candidato atenda, durante toda a duração da gestão 2021 (nov/20 a set/21), as seguintes condições de elegibilidade:

  • Ter pelo menos 18 anos;
  • Ter cidadania brasileira (em casos excepcionais, brasilianistas serão aceitos se demonstrado grande afinco com o Brasil e suas temáticas);
  • Fluência em Português e Inglês;
  • Cumprir pelo menos um dos critérios abaixo:
    • Ser estudante de graduação ou pós-graduação em universidade britânica pública ou privada, devidamente matriculado em outubro de 2020 até a realização do do evento (Outubro de 2020 a Junho de 2021);
    • Participar de programa de fomento científico ou cultural (exchange) de instituição britânica.

É necessária experiência na organização de eventos?

Não. Visto que a organização do Fórum é um trabalho voluntário, experiência na organização de eventos ou mesmo gestão de pessoas não é obrigatória. Todavia, experiência na organização de eventos, engajamento social, habilidades em marketing e redes socais e,  gestão de equipes, finanças e contratos são diferenciais desejáveis.

Não resido em Londres ou Oxford, posso participar?

Sim. O Processo Seletivo para compor a Comissão Organizadora do Brazil Forum UK é aberto a todos aqueles que cumprem os critérios de elegibilidade. Todas as reuniões semanais e específicas de times devem ser prioritariamente on-line, porém passíveis de co-realizadas de maneira presencial (em concordância aos protocolos de segurança sanitária). Desse modo  possibilitando uma participação ampla e diversa de estudantes brasileiros em todas as regiões do Reino Unido.

Possuo uma fellowship de uma organização britânica, e não estou atrelado a uma universidade específica no Reino Unido, posso participar?

Sim. O Processo Seletivo para compor a Comissão Organizadora do Brazil Forum UK é aberto a todos aqueles que estejam matriculados em uma instituição de ensino superior do Reino Unido ou sejam apoiados por um programa de fomento científico ou cultural de instituição britânica.

Em caso de dúvidas entre em contato conosco através do email processoseletivo@brazilforum.org.

EDIÇÕES PASSADAS

Confira aqui as edições passadas: 2016201720182019 e 2020!

www.brazilforum.org


Condições de eligibilidade foram editadas em 13/10/2020 para maior clareza.