Justiça

Sistemas penal e prisional

8/7 - 17h BR / 9p.m. UK

Segundo o STF, o sistema carcerário brasileiro é marcado pela existência de um “estado de coisas inconstitucional”. Este estado se caracteriza por um quadro de violação generalizada de direitos, causadas pela inércia ou incapacidade do Estado. Superlotação e condições insalubres nos presídios são hoje as principais causas da proliferação de doenças como a tuberculose e o HIV entre a população prisional. A COVID-19 evidencia este cenário, destacando a vulnerabilidade do sistema frente ao déficit de vagas e à ausência de recursos materiais e humanos. Diante disso, o Brazil Forum UK propõe a discutir a adoção de uma política prisional mais eficiente. Abordando, particularmente, a importância das medidas alternativas à prisão e o papel das instituições do sistema de justiça criminal na construção destas reformas inadiáveis.

Moderação: Luis Vilar, University of Oxford | MSc Law and Finance

 

Assista agora

 

Colabore com a Casa dO Zezinho

O Brazil Forum UK convida você a converter diálogo em ação. A cada painel, compartilharemos um projeto transformador e as ferramentas para você se engajar.

A Casa do Zezinho é uma organização sem fins lucrativos fundada pela pedagoga Tia Dag, em 1994. A instituição, da zona sul de São Paulo, atualmente atende mais de 1.000 crianças e jovens de 6 a 21 anos. Ao todo, mais de 23.000 pessoas já foram atendidas diretamente na Casa do Zezinho desde sua fundação.

Durante a pandemia, a organização mobilizou sua rede de apoiadores e conseguiu distribuir para mais de 9.000 famílias cestas básicas, kits de higiene, máscaras, remédios e pratos de comida. Entretanto, permanece com campanha ativa, pois a região onde está localizada enfrenta grandes desafios com o impacto social e sanitário da COVID-19. Hoje, há uma fila de espera de 10.000 famílias pelo auxílio da instituição.

Se você puder ajudar, faça sua doação escaneando o QRCode ou clicando no link abaixo:

kickante.com.br/campanhas/sos-casa-do-zezinho-ajude

PAINELISTAS CONFIRMADOS

Leandro Piquet Carneiro

Cientista Político

Marcelo Godoy

Jornalista

Maria Tereza Uille Gomes

Conselheira do CNJ

Paula Nunes

Advogada